Os contribuintes de Salvador que desejam se antecipar e efetuar o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2021 já podem emitir o boleto da cota única ou primeira parcela. O documento pode ser obtido no site da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), no endereço www. sefaz. salvador.ba.gov.br , e ser pago na rede bancária credenciada.
Contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 7 por cento no IPTU e taxa do lixo (TRSD). A cota única pode ser paga até a data de vencimento.
Os boletos impressos chegarão nas casas dos contribuintes a partir do próximo dia 15 e, no caso dos isentos, até o final do mês. Os vencimentos acontecem entre os dias 1º e 28 de fevereiro, de acordo com cada contribuinte.
Números – Pelo sexto ano consecutivo, o IPTU da capital baiana não teve aumento e foi corrigido apenas pelo IPCA de dezembro/2019 a novembro/2020: 4,31 por cento. O valor da isenção do imposto foi reajustado e contemplará imóveis residenciais de até R$ 107.457,59.
São mais de 253 mil desobrigados de pagar o imposto. Sendo assim, Salvador é, sem dúvida, a capital com maior número de isenções, o que confirma a polÃtica social da administração municipal desde 2013.
O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 
No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.