Notícia

Bibliotecas virtuais disponibilizam livros gratuitos para download

Bibliotecas virtuais disponibilizam livros gratuitos para download

Já imaginou ter uma biblioteca com centenas, milhares de livros à disposição? Na era digital buscar um clássico da Literatura ou de qualquer outra área está mais fácil do nunca. Isto porque algumas plataformas disponibilizam um conteúdo amplo e de forma gratuita para acesso a qualquer hora. Entre os exemplos estão o Domínio Público, a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé e a Biblioteca Digital Mundial.

Para a estudante Renata Gondim, 18 anos, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista, o acesso digital a grandes obras facilita a formação de um novo formato de leitores. "Hoje, na era virtual e com a pandemia, poucas pessoas estão indo em livrarias e bibliotecas e a plataforma virtual é uma ótima opção para quem gosta de ler, pois é possível achar uma infinidade de livros de forma gratuita sem sair do conforto e segurança da casa".

De acordo com Alessandra Santana, coordenadora de livro e biblioteca da Secretaria Estadual da Educação, as possibilidades dos conteúdos digitais são amplas, porém é preciso ter cuidado e acessar fontes de informações confiáveis. "As bibliotecas digitais possibilitam aos estudantes acessarem livros, revistas, mapas, vídeos, literatura e informações de todas as áreas do conhecimento. No entanto, toda informação acessada requer uma avaliação cuidadosa das fontes disponibilizadas. É importante verificar a instituição que oferta o conteúdo e serviço e, na dúvida, os estudantes devem conversar com amigos leitores e seus professores. Existem diversos espaços com um conteúdo bem interessante".

O diretor da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, falou sobre o impacto da leitura para os estudantes."Em tempos de Pandemia, onde o distanciamento social é a regra, nada melhor do que uma biblioteca virtual para ajudar nessa travessia. A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé de Sena, da Fundação Pedro Calmon, é um desses espaços. Lá, o estudante encontrará textos interessantíssimos sobre a história da Bahia e de fatos não menos importantes que por aqui aconteceram: a Revolta dos Búzios, a Independência do Brasil na Bahia, a Trezena da Liberdade e a Revista Bahia com História são alguns desses textos que podem contribuir para um bom estudo", afirmou. 

Confira algumas opções de acesso:
Biblioteca Virtual Consuelo Pondé - http://www.bvconsueloponde.ba.gov.br/
Especializada em História da Bahia, seu acervo é composto de publicações digitais, obras que se encontram em domínio público ou que foram devidamente autorizadas pelos autores para publicação.

Domínio Público - http://www.dominiopublico.gov.br/
O acervo reúne um número expressivo de obras literárias de autores brasileiros e de outros países, como: Machado de Assis, José Alencar, Oscar Wilde, Camões, Shakespeare e José Saramago. Os livros são disponibilizados gratuitamente em PDF.

Biblioteca Digital Mundial - https://www.wdl.org/pt/about
Com um acervo focado na história, o site contém documentos e livros sobre diversos países e povos. O acesso é gratuito.   

Coleção Aplauso - https://aplauso.imprensaoficial.com.br/
O espaço possui livros sobre a vida e a obra de artistas brasileiros. Os livros podem ser lidos no site ou baixados em PDF.

Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação - http://www.bocc.ubi.pt/
A biblioteca tem um acervo vasto de produções sobre cinema, cultura, comunicação social e sociedade. O acesso é gratuito.

Repositório da Universidade Federal da Bahia - https://repositorio.ufba.br/
O site contém o acervo de toda produção acadêmica da Universidade. É um espaço essencial para os que desejam aprofundar na área científica.

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue