Notícia

CittaMobi auxilia usuários de transporte público no dia a dia

CittaMobi auxilia usuários de transporte público no dia a dia

Uma das iniciativas de grande sucesso disponibilizadas em Salvador pela Prefeitura, o CittaMobi, após cinco anos de implementação, já reúne mais de 1,5 milhão de usuários do aplicativo. A intenção da ferramenta, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), é usar a tecnologia para trazer mais qualidade de vida e agilidade na mobilidade urbana para a população de Salvador.

O aplicativo permite que o usuário realize diversas atividades cotidianas. Dentre elas é o monitoramento do horário exato em que os coletivos chegarão aos pontos mais próximos de onde ele está. Além disso, outra funcionalidade é informar, com segurança e precisão, detalhes das linhas disponíveis em cada parada e se os coletivos são adaptados para pessoas com deficiência.

Também é possível habilitar um alarme para ser disparado quando estiver próximo do ponto de destino. O aplicativo pode ser instalado gratuitamente em aparelhos iOS ou Android.

“O CittaMobi foi uma grande inovação da Prefeitura que permite que o usuário de transporte público obtenha previsão dos horários de ônibus e se planeje. Antigamente o usuário teria que ir para o ponto e ficar muito tempo exposto, o que acaba entrando a questão da falta de segurança pública que é a realidade do país. Agora, as pessoas conseguem visualizar os horários e vão para o ponto na hora certa”, afirma o titular da Semob, Fábio Mota.

Ilana Pepê, estudante de jornalismo, utiliza o aplicativo há mais de dois anos e conta que, desde que foi lançado, o aplicativo tem sido fundamental para a rotina diária. “Nunca saio de casa sem consultar o app. Além de otimizar o meu dia, facilita em saber quais são as linhas de ônibus que passam em determinado local”, diz.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.