Notícia

Observatório registra casos de discriminação e violência no Carnaval

Observatório registra casos de discriminação e violência no Carnaval

O Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência contra Mulher tem o intuito de observar, registrar e encaminhar situações de racismo, LGBTfobia e de violência contra as pessoas do sexo feminino nos circuitos do Carnaval. A iniciativa envolve 150 profissionais espalhados em um posto central, no Campo Grande, e seis mirantes, três deles distribuídos no Circuito Osmar (Centro), além de outros três no Circuito Dodô (Barra/Ondina). Os mirantes do Circuito Osmar estão na Piedade, na Praça Castro Alves e na Casa D´Itália. Já os do Dodô funcionam no Farol da Barra, no antigo Clube Espanhol e no Largo do Camarão.

Essas estruturas permitem um campo de visão ampliado e contam com material adequado para os registros de casos de violação dos direitos humanos, com foco nas minorias, e de desrespeito ao Estatuto do Carnaval e à Lei Antibaixaria.

Coordenado pelas secretarias Municipais da Reparação (Semur) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o Observatório desenvolve políticas que envolvem o estatuto do Carnaval, a criação de unidades de acolhimento para crianças durante a festa, a organização e criação de regras para o serviço de cordeiro.

No Carnaval do ano passado, o Observatório registrou 3.268 ocorrências relativas ao descumprimento do Estatuto do Carnaval, da Lei Antibaixaria, aos casos de vulnerabilidade social, de discriminação racial e de desrespeito ou violência contra a mulher e LGBT.

Caso o folião presencie algum tipo de desrespeito, pode efetuar denúncia por meio do WhatsApp do Observatório, no número (71) 98622-5494, ou pela página inicial do site da Semur, no ícone Denuncie.

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.