Notícia

Distrito Federal começa a usar telemetria para medir consumo de água

Distrito Federal começa a usar telemetria para medir consumo de água

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) começou a usar a telemetria, um método de avaliação do consumo de água a distância que usa equipamentos digitais. A medida incorpora ao serviço soluções da chamada internet das coisas, ecossistema de soluções tecnológicas na qual dispositivos são conectados à internet e permitem comunicação máquina a máquina e novos tipos de monitoramento. Os aparelhos fazem leitura do hidrômetro quatro vezes por dia. As informações acerca do consumo de água coletadas vão ser transmitidas para uma central da companhia, que fará o registro automaticamente, sem a necessidade da presença de um técnico da empresa.

Além do monitoramento pela companhia, o próprio morador da residência poderá acompanhar o seu consumo a distância. Segundo a Caesb, com isso, será possível verificar se há consumo excessivo ou se ocorreu algum vazamento na rede da residência.

O programa de telemetria da companhia é resultado de um projeto financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No total, a iniciativa teve investimento de R$ 1,7 milhão.

Segundo a Caesb, esse é o primeiro projeto envolvendo internet das coisas aplicado de forma massiva ao saneamento básico no país. Já foram instalados mais de 4 mil transmissores. A expectativa da empresa é concluir a implementação até janeiro de 2020.

Informações da Agência Brasil

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.