Notícia

Sefaz municipal amplia acesso via dispositivos móveis

Sefaz municipal amplia acesso via dispositivos móveis

Visando aprimorar cada vez mais a qualidade dos serviços, a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) modernizou o acesso ao seu portal por meio de celulares e tablets. Agora, os contribuintes já podem realizar pagamentos, emitir 2ª via de DAMs e certidões. O portal está todo responsivo e os cidadãos também podem consultar o andamento de processos administrativos, rede de arrecadação, além de acessar outros serviços como o portal da Nota Salvador e da Transparência.

A ação faz parte de uma série de medidas implementadas pela Sefaz que visam facilitar a vida da população e incrementar a arrecadação, tais como treinamentos, melhorias de sistemas, normas e procedimentos.

Hoje, o mobile é uma realidade tão grande quanto o próprio desktop. Segundo dados do IBGE de 2018, 70% dos brasileiros já têm acesso à internet via dispositivos móveis, enquanto os computadores contam com uma porcentagem de 38% de usuários no país.

A cada ano, cresce o número de domicílios conectados por mobile e cai o de desktops. Neste cenário, contar com um site responsivo já é praticamente uma obrigação dos órgãos públicos. Pesquisas apontam que se usuário acessa uma página via mobile e não for otimizada, existe 61% de chances de que eles simplesmente deixem de navegar por ela.

Segundo pesquisas internas, cerca de 60% dos acessos à página da Sefaz são para consultas referentes ao IPTU. Desses, mais de 40% vão para página de emissão de 2ª via do DAM (Documento de Arrecadação Municipal). O serviço de emissão de DAM agora está disponível via internet e tablet.

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.