Notícia

Sefaz municipal amplia acesso via dispositivos móveis

Sefaz municipal amplia acesso via dispositivos móveis

Visando aprimorar cada vez mais a qualidade dos serviços, a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) modernizou o acesso ao seu portal por meio de celulares e tablets. Agora, os contribuintes já podem realizar pagamentos, emitir 2ª via de DAMs e certidões. O portal está todo responsivo e os cidadãos também podem consultar o andamento de processos administrativos, rede de arrecadação, além de acessar outros serviços como o portal da Nota Salvador e da Transparência.

A ação faz parte de uma série de medidas implementadas pela Sefaz que visam facilitar a vida da população e incrementar a arrecadação, tais como treinamentos, melhorias de sistemas, normas e procedimentos.

Hoje, o mobile é uma realidade tão grande quanto o próprio desktop. Segundo dados do IBGE de 2018, 70% dos brasileiros já têm acesso à internet via dispositivos móveis, enquanto os computadores contam com uma porcentagem de 38% de usuários no país.

A cada ano, cresce o número de domicílios conectados por mobile e cai o de desktops. Neste cenário, contar com um site responsivo já é praticamente uma obrigação dos órgãos públicos. Pesquisas apontam que se usuário acessa uma página via mobile e não for otimizada, existe 61% de chances de que eles simplesmente deixem de navegar por ela.

Segundo pesquisas internas, cerca de 60% dos acessos à página da Sefaz são para consultas referentes ao IPTU. Desses, mais de 40% vão para página de emissão de 2ª via do DAM (Documento de Arrecadação Municipal). O serviço de emissão de DAM agora está disponível via internet e tablet.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.