Foi prorrogado por mais treze meses Convênio de Cooperação Técnica e Administrativo entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). O termo aditivo foi assinado, ontem (12), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pelo vice-governador João Leão, secretário da pasta, Angela Flôres Furtado, presidente do Inmetro, e Randerson Leal, diretor-geral do Ibametro.
João Leão reafirmou a importância do papel do Ibametro na defesa do consumidor e proteção aos empresários que trabalham de forma correta, gerando impostos ao Estado e assegurando qualidade de serviços para o consumidor. “Nosso compromisso é sempre com a entrega correta dos produtos, procurando aumentar nossa produtividade com a otimização dos nossos processos”, afirma.
“O Ibametro fica muito feliz com a renovação dessa parceria junto ao Inmetro, intermediada pelo vice-governador João Leão, aqui na SDE. Porque o trabalho que nós fazemos, de proteção ao consumidor e regulação ao mercado para ter uma concorrência mais justa, isso é essencial para que possamos continuar com esse trabalho do órgão, aqui na Bahia”, diz Randerson Leal.
Para Angela Flôres Furtado, é fundamental a parceria, entre Inmetro e Ibametro, porque é ela que garante uma das partes fundamentais da nossa missão que é promover confiança à sociedade. “Isso é feito graças ao trabalho do instituto baiano, que fiscaliza, acompanha e faz com que os órgãos sejam o abrigo do consumidor final”, declara.
O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 
No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.
Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.