Notícia

Ibametro intensifica fiscalização de brinquedos para o Dia das Crianças

Ibametro intensifica fiscalização de brinquedos para o Dia das Crianças

Desde o fim de setembro, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) realiza a Operação Dia das Crianças, que intensifica a fiscalização de brinquedos e produtos infantis em todo o estado. Uma equipe do órgão já prom0oveu uma blitz em estabelecimentos do Centro de Salvador. As abordagens seguem até o próximo dia 10. “A expectativa é de que a gente possa tirar do mercado qualquer brinquedo irregular. Estamos focando em carrinhos, bonecas e bicicletas, mas claro que vamos analisar qualquer tipo de brinquedo e recolher aqueles que tiverem irregulares, para não ocasionar nenhum tipo de acidente de consumo”, explica o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

 

O consumidor também deve ficar atento a três aspectos importantes na hora da compra. “Ao chegar ao estabelecimento, ele deve comprar produtos que tenham o selo do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia], que é a garantia de que aquele brinquedo passou por testes que dão uma segurança maior para quem comprar e for usar. Além disso, o produto deve ter a indicação da faixa etária e o manual de instrução em língua portuguesa, mesmo que seja um produto importado”, acrescenta Leal. 

 

A aposentada Ieda Araújo já começou a procurar os presentes para o Dia das Crianças. Além de agradar aos netos, ela também se preocupa com a segurança dos produtos. “Tem coisa miúda que eles podem engolir e se engasgar”, diz Ieda, que fica atenta ainda à recomendação de idade na embalagem do produto.

 

Um dos estabelecimentos visitados foi o do comerciante Francisco Agostinho, onde os fiscais do Ibametro não encontraram nenhuma irregularidade. “Eu sou pai, também tenho criança pequena e a gente sabe do dever que tem que cumprir”, garante.

 

O consumidor que encontrar irregularidades e quiser realizar denúncias pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800 071 1888 ou pelo aplicativo móvel do órgão.

 

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.