Notícia

Projeto da Codecon capacita moradores de Cajazeiras nesta terça (01)

Projeto da Codecon capacita moradores de Cajazeiras nesta terça (01)

Nesta terça-feira (01), o programa Codecon & Você chega a comerciantes e consumidores de Cajazeiras, Águas Claras e Castelo Branco. Das 8h30 às 10h, na Igreja Batista Éden, em Cajazeiras 8, eles conhecerão gratuitamente seus direitos e deveres nas relações de consumo, em seminário promovido pela Diretoria de Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon). O Codecon & Você já visitou 20 bairros do Subúrbio Ferroviário e região de Itapagipe, cadastrando 2.399 pessoas.

Cerca de 260 foram certificadas e receberam o Selo de Fornecedor Consciente 2019/2020 pela participação nas palestras gratuitas. Com carga horária de 90 minutos, o curso aborda temas do dia a dia de consumidores e fornecedores, como superendividamento, juros abusivos, garantia estendida, regras para informação de preço, validade, composição, troca de produtos, oferta e propaganda, normas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Todos recebem Certificado de Participação. Já os fornecedores, o Selo de Fornecedor Consciente 2019, para que possam fixar em seus estabelecimentos”, disse a diretora da Codecon, Roberta Caires. Para ela, além transformar as relações de consumo no comércio popular formal, o programa Codecon & Você “irá aproximar a população dos serviços gratuitos prestados pelo órgão, reduzindo conflitos na área consumerista”.

Educação - Idealizado para ser um programa de capacitação continuada, o Codecon e Você prevê cursos periódicos. A diretora reafirmou a visão do órgão, de educar, proteger e defender o consumidor de Salvador, salientando a importância do fornecedor para a cidade. “Hoje, lojistas e donos de empreendimentos já entendem a importância de fidelizar e encantar clientes. Por isso, mostraremos o melhor caminho para tornar essa relação amistosa”, complementou Roberta.

Serviço - Na oportunidade, consumidores receberão também orientações sobre cálculos de juros abusivos cartão de crédito, empréstimos, financiamento de veículos, contas de água, luz, telefone e saberão como recorrer à Codecon em caso de conflito consumerista.

Para o Codecon e Você, equipes do órgão se mobilizaram por uma semana, convidando a população local da região de Cajazeiras. A Igreja Batista Éden, onde acontecerá o evento, fica na Travessa Saraiva, n° 1.124, Parque São José, Cajazeiras 8 (próxima à Loja Skina, primeira entrada à direita após o Hospital Prohope).

 

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.