Notícia

Copa América e São João impulsionam turismo e consumo na capital

Copa América e São João impulsionam turismo e consumo na capital

Uma das cidades-sede da 46ª edição da Copa América, Salvador também reúne ampla programação para os festejos juninos. A união dos eventos vem garantindo ruas cheias de turistas locais e estrangeiros, com perspectiva de aquecimento na economia,e gerando um consumo intenso para o período, na capital baiana. Na manhã deste sábado (15), três voos oriundos da Argentina pousaram no Aeroporto Internacional de Salvador e um receptivo, montado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), deu as boas-vindas aos visitantes.

 Â“A chegada dos torcedores de fora, aliada à realização do São João, uma festa que acontece em praticamente os 417 municípios baianos, solidifica a cultura e alavanca a economia em toda a Bahia”, afirma o titular da Setur, Fausto Franco. 

 

A rodoviária também vai contar com receptivo especial. Nos postos de informações, turistas que chegam por ar e por terra terão à disposição profissionais treinados para o atendimento, capazes de fornecer informações precisas sobre roteiros. A programação de São João no Pelourinho, Paripe e Periperi também será fornecida. 

 

Quem vai ao Pelourinho se depara com um colorido especial. As cores do casario do sítio histórico ganharam o reforço da tradicional decoração junina, além das bandeiras e camisas das seleções dos torcedores que aproveitam a Copa América para conhecer o local. Pela primeira vez em Salvador, o turista colombiano Alípio Cortês conta que “sempre se interessou pela cultura do Brasil e da Bahia" e que uniu o útil ao agradável ao pensar um roteiro de visitas nos dias em que permanecer na capital para assistir aos jogos. 

 

Policiamento especializado 

 

Alípio e todos os turistas que circulam pelo Pelourinho e também pela Barra, Bonfim e Rio Vermelho contam com a cobertura da 3ª Companhia do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur). Com 88 policiais, alguns deles fluentes em inglês, espanhol, francês, italiano e até basco, a unidade tem expertise em atuar durante a realização de grandes eventos. 

 

“Atuamos nas copas do Mundo e das Confederações e nosso efetivo está apto a atender esse tipo de demanda em qualquer momento do ano. O que muda agora é o policiamento focado, em pontos como hotéis e pontos turísticos”, destaca o tenente Denison Ferreira.

 

Os investimentos em segurança, no período dos jogos, somam R$ 3 milhões e consistem, principalmente, no pagamento de horas extras para policiais e bombeiros que atuarão na capital. Mais de 11 mil profissionais vão garantir a segurança dentro e fora da Arena. Os policiais do Beptur se dividem em escalas de plantão, 24 horas por dia, para não deixar o visitante desamparado. 

 

A Arena Fonte Nova vai receber cinco jogos da Copa América: Argentina x Colômbia (sábado, 15); Brasil x Venezuela (quarta-feira, 18); Equador x Chile (sexta-feira, 21); Colômbia x Paraguai (domingo, 23); e partida válida pelas quartas de final (sábado, 29). 

 

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.