Notícia

Codecon apreende 63 quilos de alimentos estragados em delicatessen

Codecon apreende 63 quilos de alimentos estragados em delicatessen

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) de Salvador apreendeu 63 quilos de alimentos estragados comercializados em uma delicatessen da capital baiana, no primeiro dia da operação especial Alimento Seguro, iniciada na segunda-feira. Entre os itens encontrados constam carnes, queijos, embutidos, frutas, cinco litros de suco, além de 948 unidades de ovos. Todos estavam vencidos, mal-acondicionados, deteriorados e/ou sem etiqueta de validade.

Os itens foram encontrados na cozinha e nas câmaras frigoríficas da delicatessen Almacen Pepe, no Horto Florestal, e seriam utilizados na produção de salgadinhos e doces, além de também serem comercializados nas demais unidades da rede, localizadas na Avenida Paulo VI e Alphaville Salvador I.

 De acordo com Roberta Caires, diretora da Codecon, o estabelecimento foi autuado e a multa, nestes casos, varia de R$ 650 a R$ 9,5 milhões. “Nosso dever é fiscalizar para proteger o consumidor especialmente porque há espaços de produção de alimentos que não são visíveis aos olhos do consumidor, o que destaca ainda mais o poder de polícia da Codecon”, declarou.

 

 

 

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.