Notícia

Ibametro inspeciona ônibus do transporte escolar entregues a prefeituras

Ibametro inspeciona ônibus do transporte escolar entregues a prefeituras

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, deu início, nesta segunda quinzena de março, à fiscalização do transporte escolar referente aos ônibus das prefeituras municipais, responsáveis pelo deslocamento dos alunos até as unidades de ensino. A expectativa é fiscalizar 40 veículos por mês.

 

O serviço é realizado na sede do Ibametro, no Centro Industrial de Aratu (CIA), em Simões Filho. O valor pago pela vistoria é de R$ 676,22, repassado ao Ibametro dentro do âmbito do programa federal Caminho da Escola. 

 

A aprovação do veículo pelo Ibametro é requisito para que as prefeituras municipais possam receber os veículos para o referido transporte, beneficiando os estudantes locais.  

 

A inspeção inclui um total de 105 itens - relativos a padronização obrigatória, condições de tráfego, equipamentos de segurança (como extintor, triângulo, chave de roda e câmera de ré), cronotacógrafo, entre outros, conforme artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

 

 

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.