Notícia

Confira o ranking das empresas mais denunciadas em Salvador

Confira o ranking das empresas mais denunciadas em Salvador

 

O ranking das empresas que mais apareceram nos registros de denúncias durante o ano de 2018 foi apresentado pela Diretoria de Ações de Proteção à Defesa do Consumidor (Codecon), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A ação ocorreu em evento realizado no auditório da Codesal, em celebração ao dia do consumidor, com a presença da titular do órgão, Roberta Caires. A lista forma o primeiro cadastro de empresas denunciadas por consumidores em Salvador.

A relação, que será sempre atualizada, é formada por 44 instituições, na sua maioria bancos e financeiras. As três primeiras posições da lista são compostas, respectivamente, pelas empresas Crefisa S.A Crédito, Financiamentos e Investimento, Hipercard Banco Múltiplo S.A e o Banco Agiplan. Empresas que prestam serviços de alimentação, saúde e privados também fazem parte da tabela, a exemplo das Lojas Americanas, Casas Bahia e a Vivo.

"O papel da Codecon é informar, proteger e defender os direitos dos consumidores. A partir do momento que apresentamos essa lista, os consumidores conhecem melhor as empresas antes da contratação dos seus serviços e ficam mais alertas e atentos, tendo a possibilidade de serem menos vulneráveis, evitando passar por situações de abuso na relação de consumo", declara Roberta Caires.

As empresas que compõem a lista foram autuadas e sofreram processo administrativo no ano de 2018. As reclamações mais frequentes estão relacionadas a abusos na cobrança de multas e juros, além da falta de flexibilidade nos prazos durante a renegociação das dívidas.

"É preciso que o cidadão esteja atento às cláusulas contratuais que precisam estar claras e compreensíveis. Caso não se tenha muito conhecimento sobre o assunto é recomendável que se procure alguém que possa auxiliar, como um contador ou um advogado. Também é de grande importância a existência de canais de atendimento que garantam voz ao cliente, para que haja uma boa comunicação entre as partes", afirma Caires.

Somente no ano de 2018 o órgão realizou um total de 10.534 atendimentos. Para a diretora, isso mostra que o consumidor baiano tem se preocupado cada vez mais com seus direitos. "Tivemos um crescimento de 100% no atendimento no ano passado comparado a 2017. Os baianos têm procurado cada vez mais os seus direitos e isso também é fruto do trabalho de informação e educação que tem sido desenvolvido pela Codecon junto ao consumidor", conclui.

Confira o ranking com todas as instituições:

Crefisa S.A Crédito, Financiamentos e Investimento

Hipercard Banco Múltiplo S.A

Banco Agibank S.A. / Banco Agiplan.

Banco Bradescard S.A

Banco do Brasil S.A

Banco Itaucard S.A / Itaucard Financeira

Caixa Econômica Federel

Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - Coelba

Empresa Bahiana de Águas e Saneamento S.A - Embasa

Sorocred Crédito Investimento e Financiamento S.A

ASTEBA – Associação dos Servidores Técnicos Administrativos

Assurant Seguradora S.A

Banco BMG S.A

Banco Bradesco Cartões S.A

Banco Bradesco Financiamentos S.A

Banco CBSS S.A

Banco Gmac S.A

Banco Inter S.A

Banco Losango S.A Banco Múltiplo

Banco Santander (Brasil) S.A

Banco Triângulo S.A

BV Financeira S.A

Cedaspy Salvador Comércio de Livros e Cusos LTDA

Centro Nacional de Auxílio ao Servidor Público – Cenasp

Casas Bahia - Cnova Comércio Eletrônico S.A

DaCasa Financeira S.A

Facta Financeira

Itaú Inibanco S.A

Lojas Americanas S.A

Lojas Leader S.A

LuizaSeg Seguros S.A

Magazine Luiza S.A

Midway S.A Crédito, Financiamento e Investimento

Motorola Mobility Com. De Prod. Eletrônicos Ltda

Pax Cristo Rei

Pax Cristo Rei Adm. Serviços Póstumos

PLL Salvador Service Celulares

Previsul Seguradora

Consórcio Realiza – Realiza Administradora de Consórcios LTDA

Realize Administradora de Cartões

Lar Shopping – RS Móveis e Decoração Eireli Me

Saint Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Brasilit

Sociedade Moveleira Paranaense

Vivo - Telefônica Brasil S.A

OI - Telemar Norte Leste S.A

TAP AIR Portugal – Transportes Aéreos Portugueses S.A

Via Varejo S.A

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.