Notícia

Campanha contra assédio às mulheres será lançada amanhã (03)

Campanha contra assédio às mulheres será lançada amanhã (03)

O combate ao assédio e importunação de mulheres durante o Carnaval de Salvador será alvo de uma campanha de conscientização a ser lançada pela Prefeitura amanhã (03), às 18h, no Camarote Oficial montado na Passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande (Circuito Osmar). Promovida por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a iniciativa é intitulada “Respeite as meninas, minas, monas, moças, menines e o bloco todo" e terá distribuição de adesivos e ventarolas para os foliões.

O objetivo é promover a denúncia e combater o assédio, baseada na nova Lei de Importunação, que determina que qualquer ação de cunho sexual não consentida pode ser considerada crime, com pena de até cinco anos de prisão. "Essa é uma iniciativa que precisa ser propagada, para que mais mulheres compreendam o que é a importunação e passem a denunciar", enfatiza a secretária Rogéria Santos.

Observatórios e atendimento – Ainda serão implantados observatórios para registrar e encaminhar casos de violência contra mulheres, com o intuito de reduzir ocorrências na festa. Coordenado pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), em parceria com a SPMJ, os observatórios estarão distribuídos pelos circuitos e funcionarão das 13h a 0h. Caso o folião presencie algum tipo de violência contra mulheres, também poderá fazer a denúncia por meio do WhatsApp do Observatório, no número (71) 98622-5494.

O Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce, localizado na Ribeira, também irá oferecer assistência jurídica, psicológica e social para as vítimas que forem encaminhadas pelas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (DEAMs) durante os festejos. O funcionamento será 24 horas e o centro tem capacidade para abrigar até 29 cidadãs.

 

 

 

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.