Notícia

Governo da Bahia apresenta operação de segurança para o Ministério do Turismo

Governo da Bahia apresenta operação de segurança para o Ministério do Turismo

O esquema especial das polícias no atendimento aos grandes eventos de rua, na capital baiana, foi apresentado pelo secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ontem (28), durante visita técnica ao Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

 

Recepcionado pelo secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, o ministro iniciou a agenda em Salvador pelo CAB. Na ocasião, Maurício Barbosa informou que a operação de Carnaval prevê atuação de 26 mil policiais militares, civis e técnicos, e terá, pela primeira vez, uma estação móvel de reconhecimento facial para monitorar a circulação de pessoas.

 

Após passar por São Paulo e Rio de Janeiro, esta foi a terceira agenda do ministério, com o intuito de monitorar medidas relacionadas à segurança do turista nos principais destinos de Carnaval do Brasil. Somente na Bahia, o período carnavalesco movimenta 2,2 milhões de turistas e tem impacto econômico estimado em cerca de R$ 2,6 bilhões.

 

O secretário da Segurança Pública também apresentou ao ministro a preparação dos agentes de segurança e alguns dos recursos operacionais de alto padrão empregados na operação de carnaval: 430 câmeras, incluindo as de lentes 360 graus e de zoom óptico 45x, além de 14 drones para monitorar os circuitos de carnaval e apoiar a atividade policial na região.

 

Já Fausto Franco falou sobre o projeto Guias e Monitores, que está em operação com o objetivo de oferecer a turistas e baianos informações turísticas precisas e com qualidade. Mais de 200 profissionais atendem aos visitantes em Salvador, Porto Seguro (sede, as localidades turísticas de Arraial D’Ajuda e Trancoso), Itacaré e Praia do Forte. Na capital, a equipe está presente nos portões de entrada (aeroporto, estação rodoviária, porto, terminal náutico e ferry-boat), nos três circuitos do Carnaval (Dodô, Osmar e Batatinha), em pontos turísticos e hotéis.

 

Após a reunião no CAB, o ministro percorreu trecho do circuito do Carnaval, entre Ondina e a Barra. Em seguida, reuniu-se com lideranças do trade turístico e do Conselho Baiano de Turismo. Ao fim do encontro, afirmou que a Bahia está bem preparada para receber o turista e disse que as ações em parceria contribuirão para fortalecer ainda mais o turismo na Bahia. 

 

 

 

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.