Entrevistas

Paralisação de trens do Subúrbio prejudica usuários pelo segundo dia

As pessoas que precisam dos trens do Subúrbio ainda estão sem poder usar o meio de transporte nesta quinta-feira (6). Segundo o jornal Correio, alguns usuários ainda não sabem da paralisação nas estações da Calçada, Periperi e Paripe, que começou nesta quarta-feira (5). Por dia, 18 mil pessoas usam os trens. Para o chefe de segurança Benedito Ferreira, 50 anos, o modal é essencial para quem mora no Subúrbio. “É um transporte rápido, barato e para população do subúrbio, se faz essencial”, disse. Ele tem carro, mas deixa o veículo no estacionamento da estação quando precisa ir na Calçada. 


“Muitas vezes para no terminal de Paripe vai na calçada de trem, a gasolina tá cara, é normal que a estação de Paripe ficar lotada de carros. O trem significa para mim tranquilidade e economia”, afirmou. Já a dona de casa Maria Silva, 52 anos, usa os trens duas vezes por semana para ir ao trabalho, na Calçada. Ficar sem o serviço é um prejuízo. “Dificulta muito com a nossa vida, muita gente não tem condições de pegar o ônibus, o trem facilita muito porque custa R$ 0,50. O ônibus é quase cinco vezes o valor”, reclamou.

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.