Um estudo do Instituto Butantan apontou que a vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por pelo menos cinco anos após a aplicação. Os resultados reforçam a durabilidade da proteção do imunizante, desenvolvido no país e administrado em dose única.
A pesquisa acompanhou mais de 16 mil voluntários e indicou alta proteção, principalmente contra formas graves da doença. Durante o período analisado, a eficácia contra casos graves e com sinais de alerta chegou a cerca de 80,5%, sem registro de hospitalizações entre os participantes vacinados.
O imunizante representa um avanço no combate à doença por ser a primeira vacina contra a dengue aplicada em apenas uma dose. Os pesquisadores seguem acompanhando os voluntários para avaliar se a proteção pode se manter por um período ainda maior.
Fonte: Agência Brasil



