O governo dos Estados Unidos afirmou que pode realizar ações unilaterais em países da América Latina no combate a cartéis do narcotráfico, caso considere necessário. A declaração foi feita durante um encontro de segurança com representantes de nações latino-americanas.
Autoridades norte-americanas disseram que a prioridade é atuar em cooperação com os países da região, mas destacaram que Washington está preparado para agir sozinho caso avalie que as ameaças exigem uma resposta imediata. A possibilidade faz parte de uma estratégia de segurança voltada para ampliar o combate a organizações criminosas.
A posição gerou debate entre especialistas em relações internacionais, que apontam possíveis impactos na soberania dos países latino-americanos e questionam intervenções sem autorização dos governos locais.
Fonte: Agência Brasil



