Dando continuidade a uma verdadeira revolução na área da saúde, o prefeito ACM Neto e o secretário da pasta, José Antonio Rodrigues Alves, entregam a população do Parque São Cristovão e adjacências, nesta terça-feira (12), a partir das 10 horas, a Unidade de Pronto Atendimento do bairro, localizada na Rua Marcos Moreira Souter, s/n, fim de linha da localidade.
A implantação do equipamento permitirá o preenchimento do vazio assistencial no setor de urgência e emergência na região, já que a população tinha que buscar atendimento em bairros vizinhos como Itapuã e Cabula, ou até na região metropolitana, em Lauro de Freitas. Além da ampliação da rede de atenção, a unidade servirá ainda como porta de entrada para os pacientes que serão encaminhados para o Hospital Municipal, que será construído em Águas Claras.
O dispositivo com aproximadamente 1.455m² de área construída, terá capacidade de realizar cerca de 400 atendimentos por dia, com atuação de equipe multiprofissional e interdisciplinar nas áreas de Medicina Clínica, Pediátrica e Ortopédica, Enfermagem, Serviço Social e Nutrição. A UPA Parque São Cristóvão ofertará 24 leitos, sendo quatro de reanimação e 20 de observação, distribuídos entre adulto, infantil e isolamento.
A unidade contará ainda com seis consultórios médicos e um odontológico, laboratório, central de material esterilizado, sala de classificação de risco adulto e pediátrico, sala de reanimação, sala de observação adulto masculino e feminino, sala de observação pediátrica, recepção e salas de espera. Uma base do SAMU 192 também foi instalada no local para otimizar o tempo resposta das ocorrências solicitadas na região.
Esta é a quinta UPA entregue totalmente construída pela Prefeitura desde 2013. Já estão em funcionamento as unidades de Valéria, San Martin, Barris e Itapuã. Além disso, foi completamente reformada a UPA Adroaldo Albergaria, em Periperi, e outras três ainda devem ser entregues pela administração municipal, localizadas em Brotas, Pirajá e Paripe.