A Prefeitura de Salvador ampliou a rede de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) e eliminou as filas que, durante anos, fizeram parte do acesso ao serviço no município. A estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) foi descentralizar o atendimento e levar o serviço para diferentes regiões da cidade, facilitando o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade.
Atualmente, o CadÚnico de Salvador reúne 598.012 famílias cadastradas, o equivalente a 1.157.800 pessoas. Segundo o titular da Sempre, Júnior Magalhães, a eliminação das filas foi uma das prioridades da gestão à frente da pasta. Ele conta que, ao ouvir usuários do serviço, percebeu que o deslocamento até o antigo ponto de atendimento, no Comércio, representava uma dificuldade para famílias, sobretudo aquelas que viviam mais afastadas da região central da cidade.
Ainda conforme o secretário, o atendimento, que antes era concentrado no Comércio, foi distribuído por 51 postos fixos em diferentes regiões da cidade. A rede inclui a sede da Sempre, no Comércio; as dez Prefeituras-Bairro; unidades descentralizadas; 26 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); sete Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS); dois Centros Pop; além do Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (NUAR) e do Restaurante Popular Vida Nova São Tomé de Paripe.
Atendimento – O atendimento do CadÚnico em Salvador ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto em feriados e pontos facultativos. A rede conta atualmente com 51 postos distribuídos pela cidade.
Parte das unidades realiza atendimento sem necessidade de agendamento, de acordo com a capacidade de atendimento de cada local. É o caso do Posto Central, localizado na Rua Miguel Calmon, nº 28, no Comércio; da Unidade Subúrbio, na Avenida Afrânio Peixoto, nº 670, no Lobato; da Unidade Pau da Lima, na Avenida Aliomar Baleeiro, nº 1.884; e da Unidade Cajazeiras, na Rua do Coqueiro Grande, nº 2.254, em Fazenda Grande II.



