O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), afirmou que pretende manter a tarifa de ônibus congelada em 2027. Em entrevista, o gestor disse que não promoveu reajustes nos últimos dois anos e que pretende manter a política de congelamento no próximo ano.
Ainda em entrevista, Caetano comentou sobre a geração de empregos que a BYD oferece aos locais da cidade. Segundo ele, a empresa cumpre com a norma legal de maioria dos funcionários serem brasileiros rebatendo a possibilidade de chineses estarem tomando as vagas.
Política de tarifa de ônibus congelada em Camaçari
“Congelei a tarifa. Não dei aumento ano passado, não dei aumento esse ano, não vou dar o ano que vem da tarifa do transporte público”
Durante a entrevista, Caetano também fez um balanço das condições do transporte coletivo encontradas no início da atual gestão. De acordo com o prefeito, o município estava em situação de calamidade pública no setor, após um decreto feito pela administração anterior.
“Encontrei a prefeitura de Camaçari com o transporte coletivo [em] calamidade pública. O prefeito anterior decretou calamidade pública do transporte coletivo não tinha ônibus rodando a cidade, era só o ‘ligeirinho’ que rodava. Em seis meses eu mudei essa realidade.”
O prefeito afirmou que a cidade, que tem mais de 300 mil habitantes, passou por uma reestruturação do sistema em um período de seis meses. Entre as mudanças citadas estão a retomada da circulação de ônibus e a renovação da frota.
Mobilidade em Camaçari
De acordo com Caetano, os veículos incorporados ao sistema contam com ar-condicionado e equipamentos de acessibilidade. A renovação da frota foi apresentada pelo prefeito como parte das medidas adotadas para reorganizar o transporte coletivo municipal.
A avaliação sobre a situação anterior e os resultados da reestruturação, no entanto, são apresentados pelo gestor durante a entrevista.



