Salvador deu mais um passo no fortalecimento da segurança marítima e do ordenamento náutico com o projeto de instalação de boias de proteção no Porto da Barra. A iniciativa prevê a criação de uma área exclusiva para banhistas, impedindo a circulação de lanchas, motos aquáticas e outras embarcações motorizadas próximas à faixa de areia.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal do Mar (Semar) e segue modelos já adotados em cidades litorâneas de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco e Ceará. Segundo a secretária do Mar, Maria Eduarda Lomanto, a medida busca garantir mais segurança para moradores e turistas, além de organizar melhor o uso do litoral soteropolitano.
As boias serão instaladas a cerca de 80 metros da praia, formando um perímetro seguro para banho. O projeto surgiu após registros de acidentes e invasões de embarcações em áreas destinadas aos banhistas em praias como Porto da Barra, Ribeira e Boa Viagem. A proposta também recebeu apoio do setor náutico, que considera a iniciativa importante para reduzir riscos e melhorar a convivência no mar.
Além das boias, o projeto inclui barreiras de proteção, suportes marítimos, requalificação da rampa ao lado do Forte de Santa Maria e instalação de câmeras de monitoramento em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit). As imagens serão compartilhadas com a Guarda Civil Municipal, Capitania dos Portos e órgãos ambientais.
Criada em 2025, a Secretaria do Mar também desenvolve projetos voltados para expansão da infraestrutura náutica de Salvador, com novas marinas, píeres, atracadouros, rampas de acesso e centros náuticos. Após a implantação piloto no Porto da Barra, a expectativa da Prefeitura é ampliar o modelo para praias como Ribeira e São Tomé de Paripe.



