O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (13) durante nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada em conjunto com a Controladoria‑Geral da União (CGU).
Ele havia sido exonerado em abril, logo após a revelação das fraudes envolvendo descontos não autorizados em aposentadorias e pensões.
Na operação, foram cumpridos 63 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva ou de outras medidas cautelares, em 15 unidades da federação.
A PF informou que os investigados podem responder pelos crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de ocultação ou dilapidação de patrimônio.
Em nota, a defesa de Alessandro Stefanutto declarou que ele “não tem causado nenhum tipo de embaraço à apuração” e que a prisão foi “completamente ilegal”, afirmando que não teve acesso ao teor da decisão que determinou a medida.
Fonte: Agência Brasil



