Produtores de tilápia no Brasil discutem a possibilidade de restringir ou proibir a importação do peixe após a identificação de um novo vírus no exterior que preocupa o setor aquícola. A doença ainda não foi registrada no país, mas gera alerta por causa do risco de contaminação dos criadouros nacionais.
Representantes da piscicultura afirmam que a entrada do vírus poderia causar prejuízos à produção e defendem medidas preventivas para proteger a cadeia produtiva. Eles também apontam que a concorrência com o produto importado é considerada desigual por causa de diferenças tributárias.
Em alguns estados, já existem restrições à comercialização de tilápia importada por razões sanitárias. A expectativa do setor é que novas medidas sejam avaliadas para evitar impactos na produção brasileira.
Fonte: Ag. A TARDE



