A Paraná confirmou a sétima morte resultante da passagem de três tornados simultâneos, ocorrida na última sexta-feira (8).
A vítima era o senhor José Eronildes de Almeida, de 70 anos, que faleceu no sábado (9), num hospital de Rio Bonito do Iguaçu, em razão de insuficiência cardíaca aguda.
Segundo os governos do Paraná e de Santa Catarina, seis tornados diferentes se formaram quase ao mesmo tempo, sob as mesmas condições atmosféricas, atingindo pelo menos seis municípios — três no Paraná (Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Guarapuava) e três em Santa Catarina (Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes).
Os maiores danos ocorreram em Rio Bonito do Iguaçu — município de cerca de 14 mil habitantes e localizado a aproximadamente 400 km de Curitiba — onde ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h provocaram destruição em pelo menos 90% da área urbana.
Até o momento, do total de sete óbitos confirmados no Paraná, seis foram em Rio Bonito do Iguaçu.
Há ainda ao menos 20 pessoas internadas até o início da tarde de terça-feira, sendo 11 em Guarapuava, seis em Laranjeiras do Sul e três em Cascavel.
A rede de saúde do estado já atendeu 835 vítimas desses tornados, com mobilização de mais de 400 profissionais — entre socorristas do Samu, trabalhadores hospitalares, técnicos, estagiários e voluntários.
O governo do Paraná decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu e homologou decretos de situação de emergência para outras 32 cidades atingidas por fenômenos meteorológicos nos últimos dias — como temporais, enxurradas e chuvas de granizo.
Fonte: Agência Brasil



