O Brasil recebeu o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) por ter eliminado a transmissão do HIV de mãe para filho como um problema de saúde pública. Esse reconhecimento, que será formalizado com a entrega de uma certificação pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) em conjunto com a OMS, foi anunciado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em um programa de televisão.
O ministro explicou que o país alcançou essa marca graças às políticas do Sistema Único de Saúde (SUS), que incluem testes rápidos nas unidades básicas de saúde, exames no pré-natal e o fornecimento de medicamentos antirretrovirais para gestantes com HIV.
Padilha também lembrou que, no passado, havia abrigos filantrópicos para crianças que nasciam com HIV e perderam seus pais para a Aids, algo que hoje não existe mais devido à eliminação da transmissão vertical no país.
O Brasil apresentou em julho à OMS um dossiê com dados do SUS que comprovaram a eliminação da transmissão vertical, e a visita de representantes da Unaids e da OMS ao país está prevista para a entrega oficial da certificação.
Fonte: Agência Brasil



