Notícia

SJDH realiza Plantão de Atendimento LGBTQIAPN+ no Procon-BA

SJDH realiza Plantão de Atendimento LGBTQIAPN+ no Procon-BA

Como parte das ações da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) na 8ª Semana da Diversidade, no Setembro Verde e conjugando com a preparação para a 21ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ Bahia, aconteceu nesta quarta-feira (4), o Plantão de Atendimento a Pessoas LGBTQIAPN+. A atividade, realizada na sede da Superintendência de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon-BA), em Salvador, teve o objetivo de garantir atendimento integral, respeitando especificidades e necessidades desse público prioritário, promovendo o acesso a direitos e serviços.

Os serviços disponibilizados pela SJDH, por meio do Procon-BA, incluíram desde atendimento ao/à consumidor/a LGBTQIAPN+ com orientações e registros de reclamações, até a emissão de Passe Livre para pessoa LGBTQIAPN+ com deficiência, orientação para pessoa LGBTQIAPN+ Idosas sobre aposentadoria e demais benefícios, além da distribuição de insumos de prevenção ao contágio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O setor de atendimento do Procon-BA foi disponibilizado integralmente para a ação com oito guichês voltados, exclusivamente, para atender ao/à consumidor/a LGBTQIAPN+. A ação se deu de forma colaborativa entre as várias áreas da SJDH, incluindo, além do Procon-BA; a Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef); as coordenações de Articulação de Políticas para a Pessoa Idosa (CAPI) e de Políticas LGBT (CPLGBT), ambas da Superintendência de Proteção e Apoio aos Direitos Humanos (SUDH).

A integrante do Fórum Baiano LGBT e ativista de Direitos Humanos, Bárbara Alves, 48, compareceu ao Plantão para obter informações sobre os serviços e pegar insumos na área de saúde para prevenção ao contágio de ISTs. Ela destacou que a importância da ação é cuidar da saúde da população LGBTQIAPN+. “Existem casos de lésbicas que morrem por falta de atenção à saúde. Faltam insumos, como a camisinha feminina, por exemplo, que são ofertadas mais para o público masculino”, explicou. Para ela, a ação deveria ocorrer também em outros dias. “Não deve ser só por um dia, porque é muito importante ter acesso às políticas jurídicas, de saúde, e todas as outras”, disse.

Foto: Janaina Neri/ Ascom SJDH

Já o estudante do curso de Direito, Diego Nascimento, 24, morador da Federação, foi ao Posto de Atendimento do Procon para emitir o Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência. “Essa é uma excelente iniciativa, que deveria se repetir mais vezes, ao longo do ano, porque é uma concentração de vários serviços que atendem especificamente pessoas LGBT e, que muitas vezes, não acessam esses serviços de outra forma”.

Para Diego, pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o atendimento foi eficaz. “Consegui resolver, trazendo o laudo médico, RG, CPF e comprovante de residência. Leva apenas três dias úteis para emissão e pego depois o documento no site do Passe Livre Digital”, celebrou.

Foto: Janaina Neri/ Ascom SJDH

O secretário executivo do Conselho LGBT, Mário Ferreira, enfatizou que a iniciativa é importante porque traz visibilidade ao público-alvo, ofertando serviços para uma população que, historicamente, estava fora dos espaços de atendimento por conta das violações de seus direitos. “Muitas vezes, essa violação ocorre devido à tipificação dada aos corpos LGBTs. Devemos, no entanto, entender essa população como diversa. Existem pessoas idosas, PCD’s e todas as possibilidades, cada qual com sua singularidade”, explicou Ferreira.

Pessoa Idosa
Membro da Coordenação de Políticas para pessoa Idosa, Lília Araújo ressaltou que o Plantão traz oportunidades de atendimento para a pessoa idosas LGBT. “O estigma e a dificuldade de acesso para essas pessoas ainda é muito maior. Nossa contribuição, compreendendo essa interseccionalidade, é fortalecer esse espaço de cidadania. As pautas são interseccionais e transversais porque a interação de fatores sociais afeta a identidade da pessoa e sua relação com a sociedade. A ideia é entender e ampliar essa visão para promover inclusão”, afirmou Araújo.

Setembro Verde e Diversidade

A diretora de atendimento e orientação ao consumidor do Procon-BA, Adriana Menezes, informou que o órgão colocou os atendentes à disposição para o público LGBTQIAPN+. “A ideia é dar atendimento prioritário relacionado a questões específicas deste público, como parte da ação da SJDH nesta ‘Semana da Diversidade’ e nesse mês que é o ‘Setembro Verde’, de luta das pessoas com deficiência’”, afirmou Menezes.

A 8ª Semana da Diversidade acontece até o dia 8 de setembro. Abrange uma série de atividades simultâneas e interligadas, incluindo debates, palestras, seminários, lançamento de publicações, feiras e festas, culminando com a realização da 21ª Orgulho LGBT+ Bahia. Associada aos objetivos do ‘Setembro Verde’, a ação faz parte de uma ampla agenda pela valorização da diversidade e inclusão. Na Bahia, o ‘Setembro Verde’ foi instituído pelo governador Jerônimo Rodrigues, através da Lei nº 14.560/23, para dar visibilidade à pauta e propor a reflexão, nos diversos setores da sociedade, sobre as ações efetivas para promover inclusão, cidadania, respeito e oportunidades para as pessoas com deficiência.

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.