O Procon-BA realiza nesta terça e quarta-feira (3 e 4), em Ribeira do Pombal, um mutirão para renegociação de dÃvidas de consumidoras/es com restrições de crédito no comércio. O atendimento acontecerá das 8h à s 16h, no Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido do Nordeste – Cetep II, que fica na rua José Domingos Silva Neto, n° 1, Centro, e na Câmara Municipal de Vereadores, localizada na Av. Oliveira Brito, s/n, Centro. O objetivo é intermediar as negociações dos débitos, visando oferecer as melhores condições de pagamento, assim como reduções nos valores cobrados pelos fornecedores.
A ação é coordenada pela Diretoria de Atendimento e Orientação ao Consumidor (Daoc), do Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A proposta, segundo a titular da Daoc, Adriana Menezes, é proporcionar um fôlego financeiro para as/os consumidoras/es do território, visando o reequilibrando nos seus orçamentos domésticos.
Serviços
Orientações e registro de reclamações para renegociar e/ou quitar dÃvidas. As/os consumidoras/es, que participarem do mutirão, poderão renegociar pendências com empresas prestadoras de serviços de energia, água e saneamento, telefonia, comércio varejista, instituições financeiras e bancárias, dentre outras. O mutirão é a primeira ação do novo Posto de Atendimento do Procon em Ribeira do Pombal, inaugurado na segunda-feira (2). A unidade é a 32ª no estado e integra o Plano de Interiorização do órgão da SJDH.
Além de renegociação de dÃvidas, o Procon-BA também realizará, esta semana, fiscalizações de caráter educativo nos estabelecimentos comerciais da cidade e nas agências bancárias, orientando e informando sobre o CDC (Código de Defesa do Consumidor) e acerca das condutas adequadas a serem observadas nas relações de consumo.
Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:
Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:
Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.