Notícia

Prefeitura mantém serviços essenciais durante feriado de São João

Prefeitura mantém serviços essenciais durante feriado de São João

Devido ao feriado prolongado de São João, as repartições públicas municipais de Salvador estarão fechadas a partir desta quinta-feira (23), com retorno das atividades normais na segunda-feira (27). No entanto, os serviços considerados essenciais, a exemplo da defesa civil, saúde, ordenamento do trânsito e do comércio e combate à poluição sonora, vão funcionar em esquema de plantão neste período. Confira: 

Saúde Â– O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) administradas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) funcionam normalmente durante o feriado prolongado. 

Manutenção Â– A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) realizam plantões de 24h no feriado, em especial aqueles dedicados à Operação Chuva. Somente o setor administrativo estará suspenso de quinta-feira (23) até o domingo (26). 

Codesal Â– A Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona em regime especial de plantão 24h, dentro da Operação Chuva, para atender todas as demandas referentes ao risco civil dos cidadãos. Caso haja necessidade, a população pode entrar em contato através do número telefônico gratuito 199. 

Feiras e mercados Â– Na quinta-feira (23), o funcionamento ocorre das 7h às 18h. Na sexta (24), estarão abertos das 7h às 14h. No sábado (25), as estruturas funcionam das 8h às 17h; e no domingo (26), das 8h às 14h. 

Fiscalização Â– A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização no feriadão, em regime de plantão, com o objetivo de fiscalizar a regularidade dos estabelecimentos comerciais e eventos em Salvador. O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular. 

As denúncias de poluição sonora devem ser feitas através do Fala Salvador 156 ou por meio do Aplicativo Sonora Salvador. Na quinta-feira (23) e sexta-feira (24), o atendimento presencial está suspenso. 

Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) prosseguirá com as ações de fiscalização e ordenamento do comércio ambulante da cidade.  

Guarda Municipal Â– A Guarda Civil Municipal (GCM) vai atuar no apoio às operações realizadas por diversos órgãos municipais, além da presença no Parque da Cidade e na Praça 2 de Julho (Campo Grande) e na proteção ao patrimônio público.  

Semob Â– A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que os ônibus terão frota de feriado na quinta (23) e na sexta-feira (24). No sábado (25) e domingo (26), segue com a frota rotineira desses dias.  

Em relação aos ascensores, na quinta e sexta-feira (24), o Plano Inclinado Liberdade/Calçada (PILC) estará fechado, assim como os ascensores do Pilar, Gonçalves e o Elevador do Taboão, retornando ao funcionamento normal no fim de semana. Já o Elevador Lacerda funcionará em horário especial, de 7h até 0h. 

Salvamar Â– A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), órgão vinculado à Semop, vai atuar com postos fixos e rondas no trecho entre as praias do Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao Kartódromo). 

Transalvador Â– A partir desta quarta-feira (22), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realiza a Operação São João, com esquema de monitoramento do tráfego para evitar congestionamentos e pontos significativos de retenção. Agentes de trânsito estarão em pontos estratégicos, principalmente, nos horários de pico, nos locais de saída e entrada da cidade, centros de compras populares e adjacências, além de áreas onde ocorrerão festejos juninos na cidade. As ações prosseguem até segunda-feira (27).   

Promoção Social Â– Durante o feriadão de São João a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) manterá o funcionamento das Unidades de Acolhimento Institucional (24 horas); Serviços Especializados de Abordagem Social (7h às 19h), além do plantão da Operação Chuva. 

Limpeza urbana Â– A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) vem promovendo uma programação especial de limpeza para contemplar os espaços de festividades juninas em Salvador. Entre os dias 24 a 27 de junho, das 5h às 23h, serão mobilizados cerca de 326 agentes de limpeza e mais de 36 equipamentos e maquinários, para atender às áreas de maior circulação de pessoas no São João, a exemplo das áreas do Pelourinho, Parque de Exposições e Paripe.  

Serviços como varrição, coleta, lavagem de vias e outras atividades especiais estão contemplados na programação, com apoio de caminhões-pipa, compactador e caçamba para dar suporte no recolhimento da produção. Já nos demais pontos da cidade, a coleta e limpeza ocorrerão normalmente. 

Escolas Â– As escolas irão funcionar, conforme o calendário letivo, até esta quarta-feira (22), quando inicia o recesso junino, até o próximo dia 30. As aulas serão retomadas no dia 1º de julho. 

Simm Â– O atendimento do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) segue até esta quarta (22), com retorno na segunda-feira (27). 

Prefeituras-Bairro - As Prefeituras-Bairro não funcionarão na quinta-feira nem na sexta-feira. O serviço retorna às atividades na segunda-feira (27) em horário normal. 

Vacinação Â– O serviço de vacinação é realizado até esta quarta-feira (22), com retorno na segunda-feira (27). 

 

 

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.