Notícia

Padaria comunitária fomenta empreendedorismo negro em Lauro de Freitas

Padaria comunitária fomenta empreendedorismo negro em Lauro de Freitas

A comunidade de Jambeiro, em Lauro de Freitas, passa a contar com uma padaria comunitária. A ação é fruto do Edital da Década Afrodescendente, da Sepromi, e foi desenvolvida através de projeto da Associação Comunitária Ideal. Estiveram presentes na inauguração a titular da Sepromi, Fabya Reis, a prefeita Moema Gramacho, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e representações de movimentos sociais. 

A secretária da Sepromi, Fabya Reis, destacou a importância do empreendimento para o fortalecimento da economia solidária e fomento ao empreendedorismo negro. “Além de alimentar as famílias locais, o projeto tem foco na capacitação profissional na área da panificação, dando mais perspectiva e gerando renda neste momento tão delicado de fortes impactos econômicos da pandemia junto ao povo negro”, pontuou. 

Também presente, a prefeita falou sobre a importância social do espaço, que vai beneficiar moradores em situação de vulnerabilidade social. “São mulheres, pessoas com deficiência e jovens das localidades, que poderão aprender a produzir e retirar o alimento de forma gratuita. Essa entrega é ainda mais representativa porque estamos no Novembro Negro, quando debatemos e refletimos sobre as políticas para a população negra”, reforçou Moema. 

A diarista Eliana Santos, de 33 anos, uma das moradoras da localidade, disse que está com novas perspectivas a partir das iniciativas desenvolvidas. “Esse projeto está me dando muita força, ajudando a sustentar minha filha, me erguendo de verdade. Estou conseguindo renda, gostei muito. O projeto veio para mudar a vida da comunidade, que precisa colocar o pão na mesa, o alimento de todo dia”, ressaltou a beneficiária. 

Marcaram presença, ainda, o titular da Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR), Clóvis Silva (Coca Preto); o coordenador-executivo da pasta, Ricardo Andrade; a liderança local Paulo César; o dirigente o Coletivo de Entidades Negras (CEN), Marcos Rezende; dentre outros convidados

 

Dica

ATENÇÃO - Golpe do WhatsApp: o que fazer?

ATENÇÃO - Golpe do WhatsApp: o que fazer?

Entenda como essa armadilha funciona e saiba também como se prevenir.

Artigo

A volta às aulas pós-pandemia

A volta às aulas pós-pandemia

Especialista alerta para os cuidados dos pais no retorno das crianças ao ambiente escolar

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.