Notícia

Embasa substitui redes de água em Valéria e Marechal Rondon para melhoria no abastecimento

Embasa substitui redes de água em Valéria e Marechal Rondon para melhoria no abastecimento

Para melhorar e tornar mais eficiente a distribuição de água na região de Valéria e Marechal Rondon, dois bairros populosos de Salvador, a Embasa concluiu, em setembro, a substituição de mais de três quilômetros de tubulações antigas na rede distribuidora que abastece essa área da capital baiana. O investimento com recursos próprios foi de cerca de R$ 800 mil e incluiu, além da implantação de novas tubulações, a requalificação asfáltica nos trechos onde houve intervenção para assentamento de tubulação.

“As localidades escolhidas foram objeto de estudo por parte da empresa, que verificou uma perda de água excessiva nas antigas tubulações. Os serviços de substituição de rede executados possibilitarão um melhor controle das vazões de água distribuída e o equilíbrio das pressões nas redes de distribuição, reduzindo ocorrência de vazamentos, além de melhorar as condições de abastecimento nos pontos críticos”, explica o gerente regional da Embasa, Júlio Gouvêa. “Além disso, com a distribuição de água eficiente, haverá redução de faltas de água e também de manutenções corretivas, impactando positivamente no volume ofertado e reduzindo, entre outros fatores, o índice de reclamações por parte dos usuários.”

Em Valéria, foram assentados 2.535 metros de novas tubulações na avenida Valéria, entre a entrada da rua Petronília Dércia até a entrada da rua Patapata. Na ocasião, foram feitas 41 transferências de ligações de imóveis da rede antiga para a nova, após a regularização de débitos dos moradores que estavam inadimplentes, e 64 novas ligações, resultantes da regularização de ligações clandestinas encontradas em imóveis residenciais e comerciais. Esta ação em Valéria beneficiou diretamente cerca de 850 pessoas.

Já em Marechal Rondon, foram implantados 946 metros de novas tubulações na rua Vicente Celestino e em outros 300 metros na rua Presidente Vargas, beneficiando cerca de 700 pessoas. Na localidade, foram feitas 124 transferências de ligações da rede antiga para a nova e 40 novas ligações resultantes do processo de regularização de ligações clandestinas encontradas em alguns imóveis.

“Para realizar melhorias na rede distribuidora que abastece essas comunidades, destacamos uma grande equipe, envolvendo pessoas dos setores operacional, comercial e de serviços da empresa. Em Marechal Rondon, por exemplo, cerca de 50 pessoas estiveram presentes no dia em que realizamos as interligações das novas tubulações à rede distribuidora, numa programação que transcorreu durante todo um domingo” ressalta Júlio.

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.