Notícia

Estado inaugura em Jequié a 14ª unidade do Serviço de Atendimento ao Empreendedor

Estado inaugura em Jequié a 14ª unidade do Serviço de Atendimento ao Empreendedor

 

Inaugurada ontem (08) em Jequié a 14ª unidade do Serviço de Atendimento ao Empreendedor (SAE), dedicada à prestar serviço especializado de orientação e apoio técnico aos empreendedores do interior baiano. A inauguração teve a presença do secretário do Planejamento do Estado, João Leão, e do presidente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, além do prefeito de Jequié, Zé Cocá. 

“É com muita alegria que inauguramos mais uma unidade do SAE no estado por acreditar no fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, como importante caminho para o nosso desenvolvimento. Não tenho dúvida que a oferta deste serviço em Jequié é uma decisão acertada pela posição estratégica que o município ocupa na região”, ressalta João leão. 

O serviço é uma parceria do Governo do Estado com o Sebrae. Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com o apoio da Secretaria de Administração (Saeb), Desenbahia e Banco do Nordeste. O posto de atendimento vai oferecer serviços de formalização, alteração ou baixa de Micro Empreendedor Individual (MEI) e orientação para a legalização de novos empreendimentos, além de serviço especializado de orientação e apoio técnico também para Microempresas (MPE) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).  

“Neste momento que estamos vivenciando, em que novos negócios estão sendo implementados continuamente, é de grande importância que sejam disponibilizadas para a população informações e orientações de atendimento ao empreendedor. O retorno dos serviços aos postos SAC, de forma presencial, amplia este acesso. O cidadão que optar pela modalidade presencial terá a comodidade de ser atendido de forma agendada e com a garantia do cumprimento de todos os protocolos de biossegurança”, afirma o secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes.

O objetivo do SAE é oferecer serviço especializado de orientação e apoio técnico aos Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (MPE) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). São quatro postos em Salvador, e os demais em Camaçari, Alagoinhas, Feira de Santana, Juazeiro, Itaberaba, Santo Antônio de Jesus, Guanambi, Teixeira de Freitas, Jacobina e, agora, em Jequié. Os postos do SAE funcionam dentro das unidades do SAC nos municípios.

“Fundamental o avanço dessa parceria entre Governo do Estado e Sebrae para mais municípios baianos. Essa iniciativa traz agilidade aos donos de pequenos negócios que buscam orientações e serviços especializados para apoiá-los no dia a dia de suas atividades. É também uma forma de melhorar o ambiente de negócios das cidades, estimulando o surgimento de novos empreendimentos e o fortalecimento dos já existentes”, diz Jorge Khoury, superintendente do Sebrae Bahia. 

Convênio 

O Governo do Estado e o Sebrae firmaram um convênio para ofertar atendimentos através do SAE para os MEI, MPE e EPP. Através da Secretaria de Administração o cidadão terá acesso ao Caf Digital (Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado da Bahia).   

O Sebrae estará ofertando nas unidades do SAE diversos cursos como mercado azul, plano de negócios, radar, sebratec e a Desenbahia orientará como ter acesso ao microcrédito. A Junta Comercial da Bahia oferece abertura, alteração e extinção de empresas e o Ibametro o selo Inmetro, certificação, calibração e medição.  

l

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.