Notícia

Embasa diversifica canais de atendimento remoto ao cliente

Embasa diversifica canais de atendimento remoto ao cliente

Os usuários da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) já podem contar com o atendimento via WhatsApp pelo número 71 997170999, canal que foi reativado há pouco mais de um mês. Por meio do aplicativo é possível consultar débitos, emitir segunda via de conta, solicitar código de barras para pagamento, pagar a fatura com cartão de crédito, comunicar vazamento de água e extravasamento de esgoto, informar falta d’água, pedir revisão de conta e consultar o status das solicitações. O atendimento é automatizado, ágil, sem filas ou necessidade de deslocamento.

Para solicitar os serviços, é necessário informar o CPF/CNPJ do titular ou o número da matrícula que consta no canto superior esquerdo da conta. O atendimento está disponível em toda área de atuação da empresa, que abrange 367 municípios baianos, e está disponível 24 horas, assim como o teleatendimento 0800 0555 195, a Agência Virtual e o App Embasa para celular.

Mesmo com pouco tempo de reativação, o WhatsApp já é responsável por cerca de 10% dos atendimentos realizados pelos canais remotos; quase 37 mil usuários utilizaram esta opção desde o dia 15 de julho, quando foi reativada. De acordo com João Ricardo Souza, gerente de Relacionamento com Usuários da Embasa, este tipo de ferramenta proporciona mais comodidade e celeridade no acesso aos serviços da empresa. “Além disso, com a pandemia ainda em andamento, reforçamos a recomendação das autoridades sanitárias de evitar aglomerações, ampliando os canais digitais e o leque de serviços oferecidos remotamente”, destaca.

Uma das inovações no atendimento via WhatsApp é que, ao reclamar de falta d’água, o usuário será informado automaticamente sobre o motivo e o prazo para solução do problema, caso o desabastecimento tenha sido causado por alguma manutenção preventiva na rede distribuidora do local.

“Também é possível que o cliente avalie a nova plataforma, registrando o grau de satisfação após finalizar o atendimento. Os usuários serão convidados a responder uma pesquisa, na qual poderão atribuir uma nota de 0 a 10, e ainda existe a possibilidade de enviar sugestões, críticas e elogios”, acrescenta João Ricardo. Entre os usuários que responderam a pesquisa até o momento, o índice de satisfação com o uso da ferramenta está em 84%.

Atendimento presencial

Durante a pandemia, o atendimento presencial da Embasa está ocorrendo somente via agendamento prévio. Em Salvador, o agendamento está sendo realizado exclusivamente pelo SAC Digital. No interior do estado, além da rede SAC Digital, os usuários podem consultar o funcionamento das lojas físicas e realizar o agendamento na Agência Virtual da Embasa.

Após agendar o serviço, o usuário que marcou seu dia e horário de atendimento deve chegar com dez minutos de antecedência e portar documento de identificação pessoal. Também é imprescindível usar máscara e evitar aglomeração em frente ao ponto de atendimento. Acompanhantes não podem acessar a loja, exceto no caso de pessoas com problemas de locomoção e crianças de colo. Caso você não seja o titular da conta de água/esgoto, é preciso levar procuração assinada e cópia do RG do titular.

 

l

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.