Notícia

Unidade móvel da Hemoba estará no Big Bompreço do Iguatemi

Unidade móvel da Hemoba estará no Big Bompreço do Iguatemi

Por motivos técnicos, está suspensa a doação de sangue na unidade móvel de coleta (Hemóvel) da Fundação Hemoba na Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que começou nesta terça (24) e vai até o próximo dia 28. Ao invés disso, a coleta será realizada de hoje (25) até sexta-feira (27), das 8h às 17h, no Big Bompreço do Iguatemi, na Av. ACM.

Em Salvador, os voluntários também poderão ser atendidos na sede da Hemoba, na Av. Vasco da Gama, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 12h30; nas unidades dos shoppings Salvador e Salvador Norte, de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h; no Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30; e no Hospital Irmã Dulce, de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

Além de realizar os atendimentos por ordem de chegada, a Hemoba adotou o serviço de agendamento com hora marcada para a coleta de sangue. Os interessados em doar devem solicitar agendamento no site da Hemoba ou por e-mail horamarcada@hemoba.gov.br. A doação também pode ser agendada por telefone (71) 3116-5643 para unidades de Salvador. Já para agendamento nas 21 unidades do interior deve-se consultar lista telefônica no site da Hemoba.

Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Já os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal.

Os doadores que se vacinaram contra a Covid-19 devem aguardar de 48 horas a 7 dias para doarem sangue. Quem se vacinou com a Coronavac pode doar sangue 48 horas após cada dose do imunizante e, no caso da AstraZeneca, Pfizer e Janssen, a doação pode ser feita após sete dias.

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.