Para sanar as principais dúvidas dos consumidores sobre direitos básicos, princÃpios e conceitos da relação de consumo, entre outros temas relacionados, o programa Codecon & Você vai realizar dois encontros semanais nas Prefeituras-Bairro de toda a cidade no mês de agosto. Os primeiros eventos vão acontecer na próxima terça-feira (03), à s 10h, na Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, e na quinta (05), também à s 10h, na unidade que abrange São Caetano e Liberdade.
Os interessados podem se inscrever para o primeiro dia de capacitação até a segunda-feira (2), e até a quarta-feira (4) para a aula do dia 5. Serão 25 vagas por encontro e, a depender da demanda, o órgão vai liberar mais vagas para o turno da tarde. Para inscrições e consulta sobre outras datas, o consumidor deve acessar o formulário https:// bit.ly/ 3l0RvpvO.
O titular da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), Humberto Viana, ressalta que o órgão atua em três pilares: o atendimento ao consumidor por meio das denúncias e solicitações, o processo de fiscalização e o pilar educativo, a exemplo do Codecon & Você.
"O Codecon & Você exerce um trabalho educativo para o público que busca ter um maior aprofundamento sobre os seus direitos. Nosso objetivo é justamente esse: oferecer mecanismos que possibilitem o cumprimento das leis e, principalmente, que seja respeitado o Código de Defesa do Consumidor. Nossa expectativa é que todo mês tenhamos a possibilidade de fechar pelo menos uma turma em cada Prefeitura-Bairro", frisou Viana.
Denúncias – No dia a dia, a população pode fazer denúncias sobre qualquer infração aos direitos do consumidor através dos aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador Cidadão, além dos sites www.codecon.salvador.ba.gov.br ou falasalvador.ba.gov.br, além da Central de Atendimento Fala Salvador – 156.
Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:
Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:
Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.