Notícia

Operação São João da Codecon vistoria 66 estabelecimentos em Salvador

Operação São João da Codecon vistoria 66 estabelecimentos em Salvador

A Operação São João, realizada pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vistoriou 66 estabelecimentos comerciais em Salvador para verificar os preços e condições sanitárias dos produtos juninos. A ação, encerrada na terça-feira (22), notificou três estabelecimentos por ausência de preço e ausência de validade do material vendido.

A operação teve como objetivo dar suporte ao consumidor para fazer compras seguras e econômicas no período junino. As vistorias da Codecon ocorreram nas feiras de São Joaquim, Sete Portas, Itapuã e Japão (Liberdade), bem como no Centro de Abastecimento de Paripe, na Ceasinha do Rio Vermelho, shoppings e supermercados.

“A pesquisa de preço precisa ser um hábito do consumidor. Essa ação evita o superendividamento e garante uma boa economia. Mais uma vez o São João será dentro de casa, então a Codecon está atuando para garantir que o consumidor aproveite as melhores ofertas com segurança, evitando aglomerações, no conforto do seu lar”, lembrou o diretor da Codecon, Humberto Viana.

Fases Â– Dividida em duas fases, a Operação São João começou com a verificação dos preços de produtos juninos típicos. O resultado da pesquisa demonstrou que itens como amendoim, milho, coco seco, leite de coco, laranja, massa de carimã e licor estão mais baratos na Feira de São Joaquim.

Em seguida, foram realizadas as vistorias para averiguar as condições de oferta e a validade dos produtos, assim como as condições de armazenamento e higiene e, também, o cumprimento das medidas de combate à Covid-19. A chefe de fiscalização da Codecon, Rose Estrela, destacou uma das situações encontradas pelos agentes e informou sobre as sanções cabíveis às infrações ao direito do consumidor. 

No caso de uma loja de roupas juninas para crianças, ela informava o preço de cada peça, mas não o valor do quilo da roupa, sendo que a loja também vende nessa modalidade. Como era uma infração leve, notificamos o estabelecimento com um prazo para adequação da oferta. Já as infrações graves estão sujeitas a um auto de infração, com multa e dez dias de prazo para a defesa se manifestar”, advertiu.  

Denúncias Â– O cidadão que flagrar qualquer violação ao direito do consumidor em algum estabelecimento comercial pode efetuar a denúncia no site da Codecon, no endereço www.codecon.salvador.ba.gov.br; pelo Fala Salvador, no site www.falasalvador.ba.gov.br ; através do aplicativo Codecon Mobile ou, ainda, pela Central de Atendimento Disque Salvador, no número 156.  

  

l

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.