Notícia

Volume de serviços na Bahia cresce 22,4% em abril

Volume de serviços na Bahia cresce 22,4% em abril

O volume de serviços na Bahia apresentou crescimento de 22,4% em abril na comparação com o mesmo mês do ano anterior. As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo IBGE e sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan). Com relação à receita nominal de serviços, houve expansão de 26,3% na comparação com abril de 2020.

Para o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, a economia baiana mais uma vez apresenta sinais de recuperação. “O que os dados recentes têm nos revelado é que a economia do estado está voltando a crescer. Foi assim com o PIB do primeiro trimestre, com o resultado das exportações em maio e agora com o os serviços”, afirma.

Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque, por ordem de magnitude, as atividades de Serviços prestados às famílias (125,4%), que contabilizaram a variação positiva mais expressiva e maior alta da série iniciada em 2012, após treze taxas negativas seguidas. Essa atividade também apresentou resultado superior aquele observado no mesmo mês do ano anterior (-76,2%). Seguido pela atividade de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (41,7%), que também, registrou a variação positiva mais significativa e maior alta da série iniciada em 2012, e segunda variação positiva para esse ano. A atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares (8,1%) apresentou a segunda taxa positiva consecutiva neste ano, e Serviços de informação e comunicação, que não apresentava resultado positivo desde maio de 2017(0,6%), volta a crescer (0,2%). Em contrapartida, apenas a atividade de Outros serviços (-11,3%) desacelerou.

A receita nominal de serviços na Bahia cresceu 26,3%, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque, por ordem de magnitude, as atividades de Serviços prestados às famílias (114,3%), seguido por Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (45,9%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (11,2%), e Serviços de informação e comunicação (2,7%). Em contrapartida, apenas a atividade de Outros serviços (-8,9%) desacelerou.

A manutenção do agravamento da pandemia e a permanência de algumas medidas de contenção em algumas cidades, como toque de recolher, suspensão dos meios de transporte e a suspensão do funcionamento dos serviços não essenciais em toda a Bahia motivaram a retração de 1,2% do volume de serviços em abril na comparação com o mês imediatamente anterior.

Turismo

No que tange ao volume das atividades turísticas, houve expansão de 123% na comparação com o mesmo mês de 2020. A receita nominal do segmento para o mesmo período apresentou crescimento de 120%.

Na comparação com o mês imediatamente anterior, no entanto, a atividade apresentou retração de 3,1%, a exemplo do volume de serviços, motivada principalmente pelo agravamento da pandemia no estado, em que foi necessária a aplicação de medidas de contenção ao agravamento da crise, como o toque de recolher na maioria das cidades, e o fechamento das praias.

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.