Notícia

Guarda Municipal vai utilizar drones para vistoria em parques

Guarda Municipal vai utilizar drones para vistoria em parques

Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) participaram, esta semana, de um curso de Operador de Drone. A capacitação foi promovida com o intuito de preparar os agentes para utilização do equipamento, inicialmente no monitoramento dos parques municipais, dando mais eficiência e segurança às ações nesses locais. A partir de hoje (07), a ação envolverá agentes do Grupamento de Rondas da Capital (Rondac).

Durante quatro dias, seis agentes lotados no Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) receberam a instrução, com total de 40 horas. As aulas abordaram aplicações, regulamentação pertinente, planejamento e segurança de voo, diagrama da aeronave, procedimentos e ferramentas aplicadas a missões reais e aplicativo de voo: diagnóstico e especificações. Todo o curso foi ministrado através da Gerência de Desenvolvimento Humano (Gedhu).

O instrutor e também agente Fred Miranda afirmou que a atividade contou com uma ementa abrangente, mostrando que a operação de drones vai além de apenas apertar botões. “Tentamos fazer uma capacitação abordando os conceitos gerais, especificações das aeronaves, limitações, condições favoráveis e sobre como a tecnologia é usada em várias aplicações nos dias de hoje”.

O GCM Anderson Andrade foi um dos alunos da primeira turma. “Foi espetacular e vai ajudar no nosso trabalho ao ampliar a nossa visão. É algo que necessitamos, principalmente nos parques”, pontuou.

Para o supervisor do Gepa, Robson Pires, a capacitação é mais uma ferramenta de trabalho que permitirá aos agentes uma fiscalização mais precisa nos espaços públicos e parques. “A medida vai contribuir para que o cidadão tenha mais segurança”, destacou.

 

Dica

ATENÇÃO - Golpe do WhatsApp: o que fazer?

ATENÇÃO - Golpe do WhatsApp: o que fazer?

Entenda como essa armadilha funciona e saiba também como se prevenir.

Artigo

A volta às aulas pós-pandemia

A volta às aulas pós-pandemia

Especialista alerta para os cuidados dos pais no retorno das crianças ao ambiente escolar

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.