O Ministério da Saúde começou a enviar mensagens personalizadas por WhatsApp, caixa postal e aplicativo Gov.br para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa tem como foco alertar a população sobre a importância da continuidade em tratamentos médicos e facilitar o acesso a serviços essenciais.
A primeira fase da ação é voltada para pessoas com hipertensão que, nos últimos 12 meses, retiraram medicamentos do programa Farmácia Popular apenas três vezes. Segundo a pasta, a meta é reforçar a necessidade do uso contínuo da medicação e evitar a interrupção do tratamento.
A estimativa inicial é de envio de cerca de 270 mil mensagens, como parte de um teste com um público-alvo total de 3,5 milhões de pessoas.
Como identificar mensagens oficiais
Para garantir a autenticidade das mensagens, os perfis do governo no WhatsApp contarão com o selo de verificação azul, fornecido pela plataforma. Além disso, notificações também podem ser conferidas no aplicativo Gov.br e por meio de banners informativos no site oficial do Ministério da Saúde.
Toda pessoa notificada receberá a opção de escolher se deseja ou não continuar recebendo mensagens relacionadas ao Ministério da Saúde.
Outras mensagens planejadas incluem lembretes sobre retirada de medicamentos para diabetes, campanhas de vacinação e agendamento de consultas com especialistas.
Informações da Agência Brasil