O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.408/2026, que cria oficialmente o Julho Neon, campanha voltada à conscientização sobre a importância da saúde bucal em todo o país. A iniciativa prevê ações educativas e preventivas em escolas, unidades de saúde e outros espaços públicos ao longo do mês.
A medida reforça políticas públicas já existentes no Sistema Único de Saúde (SUS), como o programa Brasil Sorridente, que busca ampliar o acesso da população a tratamentos odontológicos, próteses, tratamento de canal e atendimento especializado. O governo também destaca a importância da prevenção de doenças bucais e da ampliação da cobertura odontológica no país.
Dados do programa Brasil Sorridente mostram que 37% das crianças de até 5 anos nunca foram ao dentista. Além disso, apenas 5,2% dos adultos e 1% dos idosos estão livres de cáries, cenário que reforça a necessidade de campanhas de conscientização e ampliação do atendimento odontológico.



