Estão abertas, até hoje (30), as inscrições para os programas CNH da Gente e CNH na Escola, que oferecem acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda e estudantes da rede estadual de ensino na Bahia. Os cadastros devem ser realizados exclusivamente pelo Portal de Serviços do Governo do Estado.
As iniciativas contemplam alunos do ensino médio, técnico e profissional da rede pública estadual, além de cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, saber ler e escrever e residir na Bahia. Estudantes menores de idade podem se inscrever na formação teórica como preparação para a futura habilitação.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), estão sendo disponibilizadas 12 mil vagas, distribuídas da seguinte forma:
- 2.000 para estudantes do ensino médio da rede pública estadual;
- 5.000 para estudantes maiores de idade da Secretaria da Educação (SEC) inscritos no programa Bolsa Presença;
- 1.000 para o programa Bahia pela Paz, voltado a jovens em situação de vulnerabilidade social;
- 50 vagas destinadas a famílias vítimas da explosão na fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus;
- 3.950 para beneficiários do CadÚnico.
O programa CNH da Gente cobre gratuitamente todo o curso de formação para condutores nas categorias A ou B (moto ou carro). Já o CNH na Escola tem foco na capacitação teórica e técnica de estudantes da rede pública, com o objetivo de prepará-los para o processo de habilitação.
A ação integra as políticas públicas de inclusão social e mobilidade no estado, ampliando o acesso à documentação e oportunidades de trabalho para milhares de baianos.
Informações do bahia.ba