A tradicional Guerra de Espadas de Senhor do Bonfim seguirá proibida durante os festejos juninos deste ano. A confirmação foi feita pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), que informou que não será possível concluir, a tempo, todas as etapas técnicas e autorizações necessárias para a realização legal do evento até o dia 23 de junho.
A decisão ocorre cerca de seis meses após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o MP-BA, a Prefeitura de Senhor do Bonfim e a Associação Cultural dos Espadeiros. O acordo buscava viabilizar a prática em um espaço específico, conhecido como espadódromo, com protocolos de segurança e uso de artefatos certificados.
Segundo os órgãos envolvidos, apesar dos avanços alcançados nas discussões e na estruturação do projeto, a complexidade do processo de regulamentação impediu que todas as exigências legais fossem atendidas dentro do prazo necessário.
As instituições destacaram que o trabalho para regulamentar a manifestação cultural continua em andamento. A proposta envolve adequações no local destinado ao evento, vistorias técnicas e certificação dos artefatos de acordo com as normas do Exército Brasileiro, além do acompanhamento de órgãos de segurança e fiscalização.
Enquanto o processo não for concluído, permanecem em vigor as restrições relacionadas à fabricação, comercialização, transporte e utilização das espadas juninas. O MP-BA reforça que a meta é encontrar uma solução que permita preservar a tradição cultural com segurança e respaldo jurídico.



