O governo federal propôs uma subvenção de R$ 0,44 por litro da gasolina para tentar frear a alta nos preços dos combustíveis no Brasil. A medida foi anunciada pelo ministro do Planejamento, Bruno Moretti, e ainda será apresentada ao presidente Lula.
Segundo o governo, o valor representa cerca de metade dos tributos federais cobrados sobre a gasolina. A ideia é aliviar o impacto da disparada do petróleo causada pela guerra no Irã e pela instabilidade no Oriente Médio.
A ajuda deve valer inicialmente por dois meses e terá custo estimado de R$ 1,2 bilhão por mês para os cofres públicos. Depois desse período, a equipe econômica vai reavaliar se o subsídio continuará.



