O governo federal anunciou um bloqueio adicional de R$ 22,1 bilhões em gastos não obrigatórios do Orçamento de 2026. A informação foi divulgada pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento no Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas.
Com a nova medida, o total de recursos bloqueados neste ano chega a R$ 23,7 bilhões. Segundo a equipe econômica, o bloqueio foi necessário para compensar o aumento nas despesas obrigatórias, principalmente com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e benefícios previdenciários.
De acordo com o governo, os gastos com o BPC cresceram R$ 14,1 bilhões, enquanto as despesas previdenciárias tiveram aumento estimado de R$ 11,5 bilhões. Parte desse impacto foi compensada pela redução de R$ 3,8 bilhões nas despesas com pessoal e encargos sociais.
O governo informou ainda que não haverá contingenciamento neste momento porque a projeção das receitas continua suficiente para cumprir a meta fiscal. Os detalhes sobre quais ministérios e órgãos serão afetados pelo bloqueio devem ser divulgados no próximo dia 29.



