A Global Sumud Flotilla (GSF) denunciou o desaparecimento de 428 ativistas de direitos humanos que participavam de uma missão de apoio à Palestina. Segundo a organização, os militantes teriam sido capturados por autoridades israelenses durante a interceptação de embarcações próximas à Faixa de Gaza.
Entre os desaparecidos estão quatro brasileiros: Beatriz Moreira, Ariadne Teles, Thainara Rogério e Cássio Pelegrini. De acordo com lideranças da flotilha, até o momento não há informações oficiais sobre o estado de saúde nem sobre o paradeiro dos ativistas detidos. A organização também afirma que Israel teria impedido contato com advogados e atendimento consular.
A interceptação da flotilha gerou pressão internacional e protestos em diferentes países. Manifestantes em Bilbao, na Espanha, criticaram o tratamento dado aos ativistas após a detenção. O governo brasileiro acompanha o caso e cobra esclarecimentos sobre os cidadãos brasileiros envolvidos na missão humanitária.



