O governo dos Estados Unidos anunciou uma proposta para aplicar uma tarifa adicional de 25% sobre diversos produtos importados do Brasil. A medida foi apresentada após uma investigação do Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR), que concluiu que algumas políticas brasileiras seriam prejudiciais ao comércio norte-americano.
Entre os pontos questionados pelos norte-americanos estão temas ligados ao comércio digital, sistemas de pagamento eletrônico, acesso ao mercado de etanol e questões ambientais, como o combate ao desmatamento ilegal.
A proposta prevê exceções para alguns produtos estratégicos, incluindo carne bovina, café, terras raras, determinados metais e peças de aeronaves. Também ficaram de fora itens como fertilizantes, petróleo e alguns produtos químicos.
Antes de entrar em vigor, a medida passará por consulta pública e audiências nos Estados Unidos. Caso seja aprovada, a nova tarifa poderá começar a valer a partir de 15 de julho, afetando parte das exportações brasileiras para o mercado americano.



