A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou para “muito alto” o surto de ebola na República Democrática do Congo. A decisão foi tomada após o aumento de casos da doença e das dificuldades enfrentadas pelas autoridades locais para conter o avanço do vírus.
Segundo a OMS, o cenário preocupa por causa da rápida transmissão em algumas regiões do país, além da limitação de recursos médicos e das dificuldades de acesso às áreas afetadas. O alerta máximo vale para o território congolês, enquanto o risco regional foi classificado como alto.
As autoridades de saúde também investigam possíveis novos casos e intensificaram o monitoramento de pessoas que tiveram contato com pacientes infectados. Equipes internacionais foram mobilizadas para reforçar ações de vigilância, vacinação e tratamento da população.
O ebola é uma doença grave e altamente contagiosa, transmitida pelo contato direto com fluidos corporais de pessoas infectadas. Entre os sintomas estão febre, dores no corpo, fraqueza intensa e hemorragias em casos mais graves.



