A Polícia Civil da Bahia iniciou um curso voltado à operação de drones com o objetivo de ampliar o uso da tecnologia nas atividades de segurança pública. A formação reúne servidores de diferentes regiões e busca padronizar procedimentos técnicos e operacionais para emprego estratégico das aeronaves remotamente pilotadas em ações investigativas, de monitoramento e apoio a operações policiais.
Com carga horária intensiva, o treinamento combina aulas teóricas e práticas, seguindo normas de segurança e regulamentações vigentes. A iniciativa pretende suprir áreas que ainda não contam com profissionais habilitados, garantindo maior cobertura e eficiência no uso dos equipamentos em todo o território baiano.
Durante a abertura, representantes do governo estadual destacaram que o investimento em tecnologia e qualificação profissional é fundamental para modernizar as forças de segurança. O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou que a adoção de ferramentas inovadoras contribui para respostas mais rápidas e precisas à população, enquanto o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou a importância do uso responsável e legal dos drones no fortalecimento das ações preventivas e investigativas.
A capacitação ocorre em Salvador e integra um conjunto de medidas voltadas à modernização da Polícia Civil da Bahia, alinhando formação técnica, inovação e ampliação da capacidade operacional no estado da Bahia.
Fonte: Secom/ GOVBA



