O consumo das famílias em supermercados brasileiros cresceu 1,92% no primeiro trimestre de 2026, segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados. O resultado indica um leve aquecimento nas compras no início do ano.
O principal avanço ocorreu em março, quando o consumo apresentou alta em relação a fevereiro e também na comparação com o mesmo período de 2025. O desempenho foi influenciado por fatores sazonais, como as compras de Páscoa, além do efeito do calendário, já que fevereiro tem menos dias.
Outro fator que contribuiu para o resultado foi a maior circulação de renda na economia, impulsionada por pagamentos de benefícios sociais e trabalhistas, o que aumentou o poder de compra das famílias. Apesar do crescimento, o período também foi marcado por pressão nos preços de produtos básicos.



