A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil manifestou preocupação com o cenário político e social do país ao defender a democracia e alertar para o que considera graves retrocessos recentes. Em mensagem divulgada no início do ano, a entidade destacou que o período foi marcado por tensões, conflitos e fragilização da confiança nas instituições, com impactos diretos na convivência social.
No texto, os bispos reforçam que a democracia é um patrimônio do povo brasileiro e deve ser permanentemente cuidada e fortalecida. Segundo a CNBB, o respeito às regras democráticas, o diálogo entre diferentes setores da sociedade e o funcionamento equilibrado das instituições são fundamentais para garantir justiça, participação social e a preservação dos direitos.
A entidade também faz um apelo por mais compromisso ético na vida pública e atenção às desigualdades sociais, à violência e à exclusão que atingem parcelas significativas da população. Ao mesmo tempo, reafirma a esperança de que o país possa superar as dificuldades por meio da solidariedade, da escuta e da construção coletiva de um futuro mais justo e fraterno.
Fonte: Agência Brasil



